A felicidade, dizem, deverá vir sempre de dentro. Portanto, se queremos transformar o negativo em positivo, deveremos procurar as respostas dentro de nós.
Se te perguntassem o que te faria feliz, o que seria a primeira coisa que te viria à mente? Talvez seja o simples gesto de receberes flores no teu aniversário… Ou talvez seja alcançares metas profissionais. No entanto, todas estas coisas podem fazer-te feliz apenas por uns momentos. É aí que pensamos que a felicidade será sempre algo temporário.
Quando estiveres sozinho/a, e tudo o resto estiver tranquilo, pergunta-te o que te faz verdadeiramente feliz. Quer queiramos admitir ou não, é algo que não conseguimos descrever, mas conseguimos sentir. É uma sensação de paz interior e calma.
Portanto sempre que sentirmos que temos de ter o bom, juntamente com o mau, devemos lembrar-nos de viver no momento. Permitirmo-nos sentir cada momento da nossa vida.
DOMINAR A ARTE DA POSITIVIDADE
O domínio da arte de viver no momento requer tanto prática, como paciência. Ao longo da nossa vida, somos capazes de acumular experiências e memórias que podem retrair-nos de atingirmos realmente a felicidade genuína ou empurrar-nos para a frente com tantas expectativas da miríade de possibilidades perante nós.
Estarmos conscientes que a maior parte dos nossos pensamentos contêm memórias do passado, é o primeiro passo para ganharmos liberdade da negatividade. Quando estamos sempre ansiosos à espera que o futuro se desenrole, não conseguiremos eliminar as ilusões que podem deturpar o nosso julgamento.
Não é surpreendente pensar que a razão para alcançarmos a felicidade reside fora de quem nós somos. Esperamos sempre que as pessoas façam coisas para nós. Acreditamos que se elas disserem isto ou aquilo, iremos ser genuinamente felizes.
No entanto, a realidade é que quanto mais coisas esperamos das pessoas, mais facilmente estamos a criar uma receita para o desapontamento. Iremos inevitavelmente magoar-nos ou frustrar-nos sobre o que os outros estão a fazer ou não estão a fazer.
É importante eliminarmos essas expectativas e cultivarmos um mindset mais significativo de nós mesmos e da nossa relação com as outras pessoas. É aí que iremos realmente ser capazes de vermos a luz ao final do túnel.
DICAS PARA UMA MENTE POSITIVA
Como é que nos ensinamos a nós próprios a lidar com emoções positivas e negativas? Aqui estão algumas dicas que nos podem ajudar a criar uma experiência mais positiva em qualquer altura.
Não é surpreendente pensar que a razão para alcançarmos a felicidade reside fora de quem nós somos. Esperamos sempre que as pessoas façam coisas para nós. Acreditamos que se elas disserem isto ou aquilo, iremos ser genuinamente felizes.
Podes experimentar um programa de meditação de cinco minutos por dia ou podes ir passear em vez de meditar. Transforma isso num encontro contigo mesmo(a) a qual não podes faltar. Assim que deres por isso, vais perceber que tens uma maior quantidade de claridade mental. Em breve, todos os minutos que passas a meditar irão recompensar.
Irás experimentar relativamente menos stress negativo com energia de sobra que irá ajudar-te na tua semana de trabalho.
Se te encontras sempre a correr na tua rotina diária, certifica-te que encontras tempo nessas deslocações para parares e respirares. Procura acalmares-te com exercícios respiratórios conscientes. Estas são respirações profundas que irão permitir que esvazies a tua mente e previnem que te tornes ansioso relativamente ao próximo compromisso de trabalho.
A respiração profunda irá ajudar-nos a focar-nos no que precisamos de cumprir. Isto é algo que é fácil de fazer e que podemos fazer em qualquer momento, em qualquer local.
Quando é que foi a última vez que usaste activamente todos os 5 sentidos? Por exemplo, paraste para apreciar o aroma do teu café esta manhã? Ou notaste nas flores que já começam a aparecer nos jardins?
Recorrer aos nossos 5 sentidos vai ajudar-nos a encontrar o foco e a trazer-nos de novo ao momento presente. O objectivo é termos atenção ao que está a acontecer à nossa frente. Sem julgamentos.
Hoje em dia, quando tudo parece complicado, devemos permitir-nos voltar ao que é simples. Como podemos fazer essa mudança?
Tudo começa quando escolhemos observar os detalhes minuciosos da nossa vida diária. Quando prestamos mais atenção às coisas simples, será possível criarmos um mindset mais positivo.
O que é que hoje te fez sorrir? O que é que gostaste mais de fazer? Para libertar a mente de tudo o que é desnecessário, descobre o que gostas mais de fazer. Cria uma vida livre de stress negativo, evitando as actividades que te fazem pensar em demasia de forma desnecessária.
Ser bondoso/a com os outros é parte integrante de sermos boas pessoas. Sermos bondosos connosco coloca de novo a humanidade em nós mesmos. Quando começamos a viver no momento, tornamo-nos mais conscientes das nossas limitações enquanto seres humanos.
Deitarmos-nos abaixo quando falhamos não irá ajudar-nos a crescer, nem irá melhorar o nosso humor. Devemos tratar-nos como queremos tratar os outros. Mostrar compaixão, bondade, suporte e, especialmente, amarmo-nos. Quando fazemos tudo isto, coisas boas virão ter connosco.
Aprendermos a libertar energia negativa, é o primeiro passo para termos a ajuda certa. Não precisamos de ir muito longe para aliviar o stress negativo. Na verdade, só precisamos de nos lembrar todos os dias de que temos valor.