BENEFÍCIOS (CIENTÍFICOS) DA RESPIRAÇÃO PROFUNDA

A respiração é um dos processos mais naturais do corpo humano. É a primeira coisa que fazemos quando nascemos e a última quando morremos. No entanto, a maior parte de nós não sabe o quanto podemos potenciar a respiração para ajudar o corpo a lidar com o stress negativo.

A respiração é uma das formas mais fáceis e convenientes que podemos utilizar para combatermos a ansiedade. Exercícios de controlo da respiração, são a melhor forma de lidar com o stress negativo.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS CONCRETOS?

AUMENTA A CALMA
Quando nos sentimos muito ansiosos, ou estamos sob muito stress negativo, o nosso cérebro liberta a “hormona do stress”, também conhecida como cortisol. Para contrariar isso, a respiração profunda irá possibilitar que mais oxigénio entre no nosso corpo. Diminui o nosso batimento cardíaco, deixando-nos mais relaxados. Esta respiração redirecciona também o corpo para uma maior produção de “hormonas felizes”, chamadas de endorfinas. Estas substâncias deixam-nos com uma disposição mais feliz e estável.
ALIVIA A DOR
A respiração profunda pode ajudar o corpo a lidar com a dor de forma mais apropriada. Aquando da libertação de endorfinas, o corpo pode encontrar a sua própria recuperação. Ajuda a sentirmo-nos mais confortáveis, possibilitando uma maior consciência das necessidades do nosso corpo, incluindo a forma como devemos lidar com a dor.
DESINTOXICA DO CORPO
É através da respiração profunda que podemos oxigenar completamente o corpo. Desta forma, absorvemos nutrientes e vitaminas de forma mais eficiente. Para ajudarmos a proteger o corpo de infecções indesejadas causadas por vírus e bactérias, devemos parar e fazer respirações profundas regularmente.
POTENCIA A IMUNIDADE
O processo da respiração requer que o corpo inspire oxigénio e liberte dióxido de carbono. Cada vez que respiramos profundamente, estamos a libertar o nosso corpo de toxinas. Na verdade, a respiração é responsável por eliminar cerca de 70% das toxinas do corpo, mantendo as células saudáveis com fontes renovadas de oxigénio a cada ciclo. Se não respirarmos profundamente, os outros sistemas do nosso corpo terão de trabalhar mais para libertar as toxinas e manterem o nosso corpo no seu estado mais saudável.
AUMENTA A ENERGIA
A respiração profunda ajuda-nos a alcançar um processo respiratório mais relaxado. As pausas naturais que fazemos, trazem mais oxigénio para as células do corpo. Com o aumento da quantidade de oxigénio no sangue, os níveis de energia sobem. Aumenta a vitalidade da forma mais natural possível.
AJUDA A REGULAR OS NÍVEIS DE PRESSÃO ARTERIAL
A respiração profunda ajuda os músculos do nosso corpo a relaxarem. Possibilita a dilatação dos vasos sanguíneos, o que resulta numa melhoria da circulação sanguínea. Por sua vez, este processo mantém um nível de pressão arterial saudável. A respiração profunda ajuda também a regular o batimento cardíaco, o que contribui para níveis de pressão arterial mais baixos.
MELHORA A DIGESTÃO
Quanto mais praticarmos a respiração profunda, mais ajudamos à circulação de sangue no nosso corpo. Por sua vez, isto ajuda os outros órgãos do corpo a ficarem completamente oxigenados para funcionarem correctamente. Isto inclui os órgãos do sistema digestivo.
Respirar profundamente não tem apenas benefícios para o corpo. Traz-nos também claridade à mente. Os efeitos psicológicos de exercícios regulares de  respiração incluem um aumento da paz, calma e foco. Permite-nos encontrar a cura a partir de dentro.

ENJOY!